domingo, 22 de março de 2009

Do Chef

Famintos e queridos leitores,

 

Começo minha coluna já de antemão agradecendo o convite para participar deste inovador blog, que na minha modesta opinião, dará o que falar! Apesar de contar com apenas uma semana de vida, percebo nas irreverentes colocações aqui feitas muita riqueza de opinião e conhecimento, com um “Q de clássico”, e ao mesmo tempo moderno, sempre recheado de um toque de humor. Esclareço que, embora tenha conhecido os Homens Modernos que aqui postam relativamente há pouco tempo, muito me orgulha ter um espaço reservado aos sábados. Aproveito também para enaltecer a importância das belas e queridas colunistas que escreverão na coluna “Opinião Delas”, a Má e a Fê.

Quando parei para pensar no assunto que trataria semanalmente neste espaço, me peguei refletindo no interesse real de quem estaria lendo nosso blog. De nada adiantaria escrever sobre assuntos que particularmente nos interessam, mas que em nada acrescentariam às pessoas. Nossa vontade (creio que minha opinião é compartilhada com os outros que aqui escrevem) é disseminar, ao mesmo tempo, conhecimento, informação, diversão e polêmica, temperados com “nossa bem-humorada elegância” – como bem escreveu o Rafinha – e das coisas boas da vida.

Falando em coisas boas da vida, falemos de comida! Primeiramente, e já polemizando um pouco, deixo claro que não sou um chef. Sou apenas um cozinheiro aprendiz, apaixonado pela culinária e suas particularidades. Como muito bem disse o gênio da cozinha espanhola, Santi Santamaría, cozinheiros são “homens e mulheres que, diante da natureza e dos fogões, possuem apenas duas mãos e o sentimento do mundo. Alguns cozinham maravilhosamente. Até temos vontade de chamá-los "chefes de cozinha".” Me interesso muito pela cozinha de um modo geral, de Escoffier (popularizou os métodos tradicionais da cozinha francesa há mais de um século) a Adrià (aclamado chef espanhol, que hoje comanda a cozinha vanguardista e molecular do El Bulli). Neste espaço, não seguirem nenhuma regra (homens modernos odeiam mesmice), nem tampouco falarei de coisas específicas ou rebuscadas demais.  Não se preocupe, a idéia é trazer algumas dicas das diversas cozinhas do mundo (das clássicas às contemporâneas), de bebidas, de cozinha brasileira (que eu admiro muito), curiosidades, e preparações para um homem moderno que trabalha, estuda, e nos tempos livres, desfruta de uma boa comida!

Tenham um ótimo final de semana!

Grande abraço,

Por: Mineiro

Nenhum comentário: