sexta-feira, 20 de março de 2009

Segui il tuo corso, lascia dir le genti

Começo a minha primeira coluna com esta máxima que, imagino, deve estar impregnada no espírito e na visão de mundo
de todo Homem Moderno com grades ambições:


Segue il tuo corso/ lascia dir le genti (em tradução livre: 'Siga o teu caminho, e deixa que as pessoas falem' - Dante Alighieri)


Isso já nos dizia o grande Florentino; e quanta sabedoria nessas palavras! Há tantos séculos, um dos maiores poetas em língua italiana já estava consciente e avisava-nos dos obstáculos que se colocam à frente do Homem Moderno. Porque não é sem muita incompreensão, zombaria e desdita que o Homem Moderno lança o seu desafio ao mundo.

Ou vocês acham que as camisas rosa slim-fit com dobras de manga sofisticadas são bem aceitas em todos os lugares? Ou acreditam que um Guru Moderno combina sua gravata vinho com camiseta preta sem ser chamado de michê? Ou que o Crítico, que como todo Homem Moderno pretende enterrar o Velho, ao dar um passo à frente e contribuir para a superação do conservadorismo, dos filmes western e das calças boca-de-sino, pode contar com ouvidos imparciais e realizar seu trabalho sem objeções reacionárias?

É para a realização de tal empresa que lançamos este grito! Por um mundo melhor, mais justo, em que a Nova Geração não tenha que pedir licença para girar a Roda da História.

Aos obstáculos em nosso caminho, respondemos com determinação. À zombaria dos pobres de espírito, acenamos com nossa bem-humorada elegância. À incompreensão das massas, entregamos a nossa indiferença.


Pela superação do Nike Shox, dos Carpenters e do macarrão instantâneo, é chegada a hora e colocamos nosso manifesto:


Homens Modernos do mundo, uni-vos!


por: Rafael Heredia

Um comentário:

Anônimo disse...

kkkkkkk demaais, de genio essa coluna...

Carpenter e miche foram foda